Joyciele santos olá, então eu não sou nenhuma cabeleireira, vou te falar o que eu faço. Primeiro você tem que identificar o nível de danos no seu cabelo, se o seu cabelo está muito fragilizado você precisa procurar máscaras de Tratamento - são mais caras um pouquinho, mas duram muito e são super mais concentradas, então seu cabelo vai ter uma quantidade mais rica das coisas que ele precisa, exemplo: Haskell - ou se ele precisa de máscaras de Manutenção - que são máscaras um pouco menos concentradas do que a de tratamento, mas que tem muitos ativos e vão suprir as necessidades de um cabelo que está saudável e quer manter assim, exemplo: Salon Line, Tresemme - ou se uma Condicionante junto com mistutinhas caseiras já serve - que são máscaras que tem nutrientes mas são bem fracos, então só condiciona o cabelo, não trata, por isso é bom potencializar elas, exemplo: Skala. Depois que você identificar o que o seu cabelo precisa você faz um cronograma que mais se adequa a sua rotina, não acho que tenha problema você em duas lavagens seguidas fazer hidratação, mas sempre tente no meio desse tempo fazer coisas que vão ajudar o seu cabelo, como passar tônico capilar, óleo reparador de pontas, umectar… E claro não esquecer da Nutrição e Reconstrução, que são muito importantes também. No mais é isso kkkkkk
Joyciele santos muita gente fala sobre essa questão de que cabelo acostuma com os produtos, já vi várias pessoas falando que isso é um mito, que muitas vezes o cabelo só não está mais tão danificado ou os os elementos daquela máscara X continuam armazenadas no cabelo, então quando você lava de novo e utiliza ela o cabelo não vai mais sugar tanto aqueles nutrientes porque ele ainda está com eles na reserva, mas isso não quer dizer que a máscara não faça mais efeito. Por isso as pessoas gostam de fazer misturinhas, porque você pega a máscara X que o seu cabelo já tem os nutrientes e adiciona uma ou mais coisas pra potencializar ela, e o seu cabelo receber outras coisas que não seja só o que a máscara oferece. Eu tenho 2 máscaras de cada etapa, justamente pra intercalar entre elas, fora que faço umectacao, passo tônico, reparador de pontas e essas coisas pro meu cabelo continuar recebendo outras fontes de nutrientes.
Danieli Araújo olá, então, poder pode mas não pode encharcar o cabelo muito menos a raiz, porque se não o cabelo fica seboso e pode dar alergia no couro cabeludo.
Eu prefiro umectar todo o cumprimento do cabelo primeiro e com a mão suja do óleo eu massageio o couro cabeludo por alguns minutinhos, assim eu aproveito o que tá no próprio cabelo e nas mãos pra passar no couro cabeludo.