A reconstrução deve ser feita nos fios que passaram por processos químicos fortes e em excesso, deixando os cabelos sensíveis, elásticos ou quebradiços. Nesse caso, são feitas com mais frequência, mas se seu cabelo não passou por tantas agressões, o número de reconstruções no mês tende a diminuir.
Esse tratamento tem como finalidade devolver massa, queratina, proteína e aminoácidos e interromper a quebra do fio. Porém, deve-se tomar cuidado, pois queratina em excesso pode deixar os fios duros e até mesmo quebrá-los!
O mais indicado é usar a queratina no salão e a máscara reconstrutora como manutenção em casa. O processo de recuperação dos fios muito danificados pode ser demorado, mas é possível ver melhorias na primeira aplicação.
Use máscaras de reconstrução de sua preferência, seguindo à risca as instruções do fabricante
Procure produtos com queratina, aminoácidos, proteína hidrolisada de milho, soja ou trigo, etc.
Você pode também usar receitas caseiras e dar uma conferida nos produtos de reconstrução que as usuárias mais utilizam.
1) Leia as instruções com atenção! A maioria dos cosméticos vendidos no mercado vêm com orientações de uso. Alguns devem ser aplicados semanalmente, enquanto outros possuem um cronograma específico. Em outras palavras, cada máscara capilar possui uma especificação em termos de duração e frequência de uso. Portanto, leia atentamente o manual de cada produto antes de usá-lo. Se algum efeito colateral surgir depois do tratamento, pode ser que alguma instrução tenha sido negligenciada durante o processo ou que você seja alérgica a algum componente (neste caso, troque de produto e persistindo o problema, procure um dermatologista).
⚠ IMPORTANTE: Nunca use as mãos para pegar a máscara do pote! Use uma colher, preferencialmente de plástico ou madeira (neste caso, terá que descartar a cada uso) para não oxidar a máscara, e separe o que for usar, de acordo com as instruções do fabricante.
2) Antes de iniciar a aplicação, lave o cabelo com um shampoo, como de costume. Em seguida, retire o excesso de umidade dos fios com uma toalha para deixá-lo levemente úmido, não encharcado de água. Lembre-se de não deixar os fios completamente secos, caso contrário o produto não será absorvido como deveria.
3) Divida o cabelo para facilitar o processo. Tente reparti-lo em quatro partes, assim você terá duas mechas em cada lado. Use presilhas ou elásticos para prender os fios e aplique a máscara em cada uma das partes separadamente.
- A quantidade de divisões vai depender do tamanho e volume do cabelo.
- Os cortes menores, no entanto, não precisam ser tão dividido.
4) Aplique o produto no comprimento e pontas. Comece aplicando nas mechas, massageando (enluvando) cada uma delas. O processo de enluvamento facilita de forma mecânica uma melhor penetração do produto nos fios. Faça isso em todo o comprimento até chegar as pontinhas do cabelo, tente disseminá-la de maneira uniforme por meio de movimentos de arraste, enluvando bem.
- Dê uma atenção especial as pontas, pois elas costumam ficar mais comprometidas.
5) Penteie o cabelo. Depois da aplicação, use um pente de dentes largos para espalhar a máscara por todas as mechas.
- Essa dica pode não ser útil para todo tipo de cabelo. Se o seu for crespo, por exemplo, você pode usar os dedos (em forma de garras) no lugar do pente ou simplesmente ignorar tal etapa. O importante é garantir que o produto foi bem espalhado nos fios.
6) Após o tempo necessário para efeito do produto, enxague o cabelo. Posteriormente, use um condicionador para finalizar o tratamento alinhando as cutículas.
Lembre-se que o tempo de cada máscara é descrito nas instruções de uso da embalagem (ou na receita seguida).
Depois de aplicar a máscara, coloque uma touca metalizada. Se quiser, envolva a cabeça com uma toalha morna para quente por 10 minutos. Dessa forma, o cosmético terá seu efeito potencializado.
Se for fazer alguma misturinha, lembre-se que o correto é separar parte da máscara que você irá utilizar em uma cumbuca de plástico e fazer a sua misturinha ali, naquele momento.
Varie o tempo de aplicação de acordo com o produto escolhido. Ao usar uma máscara industrializada, siga as recomendações do fabricante. Se você escolheu receitas caseiras, o tempo necessário será diferente, dependendo do objetivo. Num geral:
- Reconstruções com máscaras industrializadas, o ideal é aguardar algo em torno de 5 minutos (sempre de acordo com o que auxilia o fabricante no rótulo).
- Use uma quantidade menor na próxima aplicação, se o teu cabelo ficou mais oleoso que o normal. O propósito de uma máscara capilar não é aumentar a oleosidade dos fios. Se isso aconteceu, é provável que você tenha usado o produto da maneira incorreta. Portanto, reduza a dosagem quando for aplicá-la novamente. Se o problema persistir, teste produtos próprios para o teu tipo de cabelo.
- Nunca se esqueça que para aplicar reconstruções com queratina no cabelo, é importante que o mesmo esteja bem hidratado, pois queratina em um cabelo seco tende a quebrar!
Finalize o tratamento com um leave-in. Dê preferência àqueles que tem óleo na sua formulação, afim de auxiliar na penteabilidade e com filtro solar para proteger os cabelos dos raios do sol. Se for utilizar fontes de calor como chapinha/secador, procure por produtos com protetor térmico.
Abaixo temos um vídeo explicativo de como aplicar a máscara no seu cabelo:
Vídeo cedido gentilmente pelo canal Patricinha Esperta