MARIA EMILLY MATEUS PEREIRA Mel é mel de abelha (mel produzido por polem de flores). Tem mel de laranjeira, eucalipto, uruçu, borá, cipó-uva, jataí, caju ou praticamente qualquer combinação de flores (todos eles tem em comum ser produzido por abelhas). Mel de abelha tem uma função específica. São utilizados mais em hidratação, possuindo diversas vitaminas, minerais e antioxidantes.
Existem alguns compostos que as pessoas chamam de mel que não são produzidos por abelhas. São, basicamente, açúcar misturado com alguma coisa (como cenoura, por exemplo). Estes tem uma outra função completamente diferente, pois o açúcar sela as cutículas do cabelo e funciona como esfoliante. Não faz mal, mas o resultado é diferente do que é obtido com o mel de abelha. Também, açúcar não contém vitaminas ou minerais (isso virá do que você mistura no açúcar como, por exemplo, cenoura).
Se teu cabelo já está com baixa porosidade, o mel falso não ajudará em nada (só manterá teu cabelo com as cutículas fechadas e não recebendo hidratação e nutrientes). O mel de abelhas não teria contra-indicação neste caso.
Portanto, muito cuidado com definições. Só porque algo tem "mel" no nome, não significa que ele terá exatamente o mesmo efeito do produto real (e isso vale para diversos outros ingredientes em receitas: queratina vs gelatina, óleo de cozinha vs azeite, etc.)