O melhor de tudo do tônico caseiro de alecrim é que ele é extremamente fácil de se fazer (além de muito barato). Você só vai precisar de água e alecrim.
RECEITA:
•Duas colheres sopa de folhas frescas de alecrim (podem ser secas também, mas dê preferência para as frescas);
•Duas xícaras de água.
Ferva água em uma panela limpa;
Despeje em um recipiente, coloque as folhas de alecrim e tampe
após uma hora a água vai ficar um pouco escura, coe e coloque em um pote ou borrifador.
Aplique por todo o cabelo e faça massagens suaves com as pontas dos dedos;
Aguarde por cerca de uma hora antes de realizar o enxágue (você também pode deixá-lo no cabelo até a próxima lavagem).
Lave normalmente.
Se você tem cabelos brancos, ele é capaz de escurecer o seu cabelo. Se você não os tem, ele pode prevenir o aparecimento de cabelos brancos. Isso se dá por ser uma erva rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres, causadores do envelhecimento, e o peróxido de hidrogênio. Além disso, o alecrim combate inflamações, extermina micróbios e bactérias, além de tratar fungos
Queda de cabelos é um problema que assombra muitas pessoas, homens e mulheres. Independente de razão é um problema muito frequente e pode ser tratado de forma simples e com produtos naturais. O alecrim pode ser usado como tônico para cabelos prevenindo a queda e auxiliando no fortalecimento e crescimento dos fios. Além disso, pode ser usado ainda no tratamento de caspa, podendo-se beber o chá ou aplica-lo nos cabelos.
O alecrim possui propriedades medicinais são adstringentes, analgésicas, antiasmáticas, antidepressivas, antidiabéticas, anti-inflamatórias, antisséptica, além de ser aromática, estimulante de fecundidade feminina, tônica, calmante, cicatrizante, hipertensora, antioxidante, sudorífica entre muitas outras.