- Editado
Cabelo liso
1A (liso e fino): É pouco encorpado, geralmente brilhante e tende a ser rente à cabeça. O termo “escorrido” se aplica bem a este tipo de cabelo, pois é facilmente identificado por não segurar nada, nem mesmo grampos.
1B (liso e médio): É mais encorpado que o anterior e tem bastante volume. Este tipo de cabelo é menos escorrido e, além de conseguirmos prendê-lo de vez em quando, ele é mais maleável e permite modelagem.
1C (liso e grosso): Pela densidade grossa, é mais pesado e difícil de modelar. Facilmente identificado nas cabeleiras orientais ou indígenas.
Cabelo ondulado
2A (fino e ondulado): Este tipo de cabelo é quase liso e possui pouco volume. Sendo fino, é de fácil modelagem, podendo ser facilmente confundido com o tipo 1 (liso) ou com o tipo 3 (cacheado). Basta uma escova e um secador para ter o cabelo liso ou um pote de gel ou creme de pentear e 5 minutos amassando para ter cachos perfeitos.
2B (médio e ondulado): Ao contrário do tipo anterior, este cabelo não é tão fácil de ser modelado e possui mais volume. Suas mechas, geralmente, formam um “S” perfeito, mas os fios deste tipo são mais ásperos e rebeldes, tendendo mais a ter frizz.
2C (grosso e ondulado): Este cabelo possui ondas mais intensas e já começam a formar cachos. Por ter maior volume e raízes lisas, não ficam rentes à cabeça e, se não for estilizado ou modelado, pode dar um ar de sem definição ou desajeitado.
Cabelo cacheado
3A (cachos soltos): Possui um cacho perfeito largo e regular que até parece ter sido modelado. O tipo do fio é leve e seus caracóis são abertos e pesados. Dá pra abusar dos modeladores, pois este tipo de cacho tende a não perder o formato facilmente.
3B (cachos apertados): Os cachos são menores e com maior definição (espiralados), o que deixa o cabelo mais volumoso. Consequentemente, fazer uma escova vai dar mais trabalho. A partir deste tipo de cabelo, as pontas tendem a ficar mais secas, com mais frizz e requerem um pouco mais de hidratação, pois a oleosidade natural do couro cabeludo tende a não chegar às pontas dos fios.
3C (cachos super apertados): Aqui que começa a confusão entre o cacheado e o crespo, pois este tipo de cabelo possui uma textura mais grossa. Basicamente, o que diferencia este cabelo do tipo crespo é que ele continua com o formato de espiral, mesmo quando penteados, mas com a característica de armar bastante depois de seco. Seus cachos tentem a ficar grudadinhos uns aos outros, porém com o formato bem definido.
Cabelo crespo
4A (crespos e macios): Parecido com o tipo 3C, mas com textura mais grossa. O cacho é super estreito, quase imperceptível, parece umas “molinhas” de tão definidos. Quando esticado, fica no formato de “S”.
4B (crespos e secos): A mecha deste tipo, quando esticada, fica no formato de “Z”, bem definido e frágil.
4C (crespos e sem forma): Este cabelo possui o formato “Z” quando esticado, mas intercala com fios sem definição de formato, por sua característica de crespo e de cachos muito pequenos (às vezes se tornando imperceptíveis).