Para fazer acidificação, você deve indentificar se o seu cabelo precisa e aguenta esse tratamento. A acidificação é indicada pra cabelos naturalmente porosos ou com uma porosidade causada por danos de alguma química.
Depende muito do estado do cabelo. Se ele não segura os tratamentos das máscaras e tem aparência áspera e sem brilho, pode ser considerado poroso, como se fosse uma esponja que suga e solta substâncias líquidas facilmente.
Depende também se a porosidade é natural por ter cabelo ondulado, cacheado, crespo; ou se é uma danificação dos fios, causada por química.
A acidificação pode ser feita no mesmo dia de tratamento com máscara hidratante. Depois de retirar a máscara, dá pra passar uma mistura de condicionador (da mesma linha do shampoo, de preferência, neutro) com 1 colher de sopa de vinagre de maçã, é só enluvar com delicadeza as mechas, depois enxaguar com água morna.
Não pode ser aplicado acidificante em cabelo danificado por progressiva e alisamento que contém ácidos, porque os ácidos retiram partes da fibra capilar durante o processo químico pra alisar. Os fios ficam fracos e afinados, se receberem mais ácido numa acidificação, pode piorar o estado e até quebrar.