Profissionais de tratamento capilar explicam que não há absorção de óleo passado no cabelo molhado, porque óleo e água não se misturam, até dá para ver isso se colocar os dois dentro de um copo. A absorção da máscara aumenta se retirar o excesso de água antes da aplicação e se fizer acidificação 1 ou 2 vezes no mês.
Terapeutas capilares e tricologistas que acompanho nas redes sociais recomendam passar óleo vegetal puro (sem silicone na fórmula) no cabelo seco. Podem ser poucas gotas de óleo nas pontas até 10 min. antes de lavar ou pode fazer umectação deixando o óleo por no máximo 2 hs, se a pessoa não tem cabelo oleoso.
Também indicam lavar com shampoo neutro, passar a máscara, por último vai o condicionador neutro da mesma linha do shampoo. Como a lavagem é com produtos neutros, os fios não ficam cheios de componentes que interferem na ação da máscara. Assim se consegue aproveitar mais os benefícios da máscara de tratamento.
Acidificação feita 1 ou 2 vezes por mês auxilia na fixação das máscaras. Na etapa de hidratação, utilizar shampoo neutro+máscara hidratante sem óleo na fórmula+condicionador neutro. No último enxágue passar a mistura de 2 colh. sopa de água filtrada e 1 colh. sopa de vinagre de maçã. Deixa a mistura nos fios, seca e finaliza normalmente.
Para não aumentar o frizz, seco o cabelo com uma camiseta de algodão, por ser feita de um tecido mais liso do que a toalha de banho. Tenho cuidado do meu cabelo dessa forma e os efeitos dos tratamentos duram mais tempo. No meu caso é bem difícil durar, porque meus fios são ondulados, finos e ressecados.