Oi meninas tudo bom com vcs?! Então, meu cabelo é do tipo 3A e pelos meus conhecimentos, pré shampoo é uma coisa e umectação é outra! A umectação deve ser feita de acordo com o cronograma capilar na etapa de nutrição, enquanto o pré shampoo é mais indicado antes da lavagem na etapa de hidratação. O pré shampoo pode ser um mix de óleo com máscaras hidratantes ou cremes finalizadores que são passados principalmente nas pontas para q o sulfato presente na maioria dos shampoos n agrida ainda mais as pontinhas dos fios! Em seguida é seguido o roteiro normal de lavagem e hidratação.
Já a nutrição, pode ser feita apenas com máscaras bem nutritivas (com óleos em sua composição) ou pode ser feita a umectação como vcs já sabem! Na etapa de nutrição n vejo a necessidade de pré shampoo pois o cabelo já está carregado de óleo ou vai passar pela etapa de nutrição. Se fizer o pré poo nesse caso, acho q vai pesar muito.
Já na reconstrução, tbm acho q n é necessário o pré poo, pois a função do shampoo nesse caso é abrir bem as cutículas do fio para receber as proteínas, e o pré poo impediria q isso acontecesse por completo.
A umectação de 15 em 15 dias, depende da necessidade do fio. No cronograma de cada uma é importante seguir a risca as etapas, pois o estado de cabelo de cada uma é diferente, tendo assim necessidades diferentes! Enfim, essa é minha opinião...