Para lavar o cabelo da forma correta deve molhar o cabelo, aplicar shampoo, esfregar o couro cabeludo, enxaguar e depois deve-se aplicar uma boa camada de condicionador. A seguir, deve enxaguar com água mais fria, removendo completamente o produto do cabelo. Quando você estiver fazendo uma etapa do cronograma, siga atentamente às instruções do rótulo do produto ou da receita sendo utilizada (há instruções mais específicas para hidratação, nutrição e reconstrução.
Para secar deve-se preferir uma toalha fina ou uma camiseta de algodão antiga para remover o excesso de água, e depois disso deve pentear os fios com uma escova ou pente. Para facilitar e desembaraçar os fios pode-se aplicar um pouquinho de creme de pentear, separando os fios de cabelo, por mechas, para finalizar o penteado. Esfregar a toalha no cabelo gera eletricidade estática, que gera frizz.
Assim, o passo a passo para lavar os cabelos corretamente consiste em:
Lavar o cabelo com shampoo
Molhar o cabelo com água e colocar o shampoo na mão e massagear a cabeça com a ponta dos dedos e não com as unhas, pois as unhas contribuem para espalhar fungos e bactérias pelo couro cabeludo. Para não esfregar o fio de cabelo, deve-se apenas massagear suavemente, deslizando os dedos.
Além disso, é importante passar duas vezes o shampoo no cabelo para retirar toda a sujeira e impurezas, e enxaguar o couro cabeludo até retirar todo o produto.
Enxaguar e passar condicionador
Antes de passar o condicionador, que vai deixar o cabelo mais macio e suave, é importante remover o excesso de água espremendo o cabelo, mas também pode-se secar um pouco os fios com uma toalha e depois aplicar o condicionador nas pontas e nunca na raiz e pentear o cabelo com o condicionador para fechar as cutículas, deixando atuar por alguns minutos e só depois enxaguar o cabelo para retirar todo o produto.
Se estiver fazendo o cronograma, geralmente a aplicação da máscara vem antes do condicionador (ou seja, o condicionamento é uma finalização).
Secar e pentear
Depois de remover todo creme ou condicionador, é necessário secar o cabelo com a toalha, evitando esfregá-la, para não abrir novamente as cutículas do cabelo e danificando os fios. Depois de remover completamente o excesso de água deve pentear suavemente com uma escova ou pente de cerdas largas, optando se possível por deixar secar ao natural ou usando o secador de cabelos, desde que não ultrapasse os 80ºC e esteja a uma distância de pelo menos 20 cm da saída do ar.
Alguns cuidados são necessários na hora da lavagem para manter os fios limpos e saudáveis, como:
Preferir usar shampoos sem sal, pois evitam o excesso de oleosidade no couro cabeludo;
Evitar prender os cabelos molhados, pois isso favorece o aumento da caspa e a quebra dos fios;
Utilizar condicionador ao final da lavagem, para selar os fios;
Evitar o uso de géis e cremes muito gordurosos, que aumentam rapidamente a oleosidade e a caspa;
Usar sempre água fria ou morna para lavar os fios;
Nunca lavar o cabelo com sabão, sabonete de banho, sabão em pó ou detergente da loiça porque ressecam muito os fios.
Cabelos cacheados devem ser lavados de preferência pela manhã, para que os fios possam secar naturalmente durante o dia e manter o formato. No entanto, outra opção pode ser secar os fios aplicando um difusor no próprio secador de cabelo, lembrando de sempre aplicar um protetor térmico antes da secagem.
Onde se aplica cada produto?
Resumidamente: shampoo mais para o couro cabeludo, condicionador e cremes hidratantes mais para as pontas. Cremes que nutrem podem ser aplicados na raiz, assim como fortificantes, vitaminas, aminoácidos, etc. Protetor solar também no couro cabeludo. O ideal é sempre ler e seguir estritamente as instruções dadas pelo fabricante do produto, afinal, ninguém melhor do que quem criou para te dizer como usar.
Frequência que se deve lavar o cabelo:
O cabelo devem ser lavado, de preferência, em dias alternados ou a cada dois dias, para manter o couro cabeludo limpo e livre de caspas. No entanto, cabelos muito secos podem ser lavados apenas 1 ou 2 vezes por semana, enquanto fios oleosos ou de pessoas que transpiram muito devem ser higienizados com maior frequência.
Além disso, é importante fazer o cronograma capilar para manter o bom estado do cabelo.
Faz mal lavar o cabelo à noite?
É importante lembrar que deve-se evitar lavar o cabelo à noite para não dormir com o couro cabeludo molhado, pois isso aumenta a caspa e deixa os fios quebradiços. Assim, caso seja realmente necessário lavar o cabelo antes de dormir deve secar com o secador, usando a temperatura fria.
Basicamente pode-se dizer que não faz mal lavar o cabelo à noite, mas que não é bom dormir com o cabelo molhado.
Como escolher o melhor shampoo e condicionador
A escolha do shampoo e condicionador também são importantes na lavagem do cabelo, sendo necessário ter em conta 4 aspetos, como:
pH: o shampoo deve ter um pH de 4.5 a 5.5, pois os fios de cabelo possuem teor alcalino, por isso o shampoo ácido irá neutralizar o cabelo;
Aroma: o shampoo deve ser não perfumado, pois um shampoo com aroma forte contém álcool, que resseca o cabelo;
Cor: o shampoo transparente é melhor do que o translúcido ou leitoso, porque o transparente retira todas as impurezas, enquanto que o leitoso só trata os fios de cabelo;
Textura: o shampoo deve suave, ser pouco espesso, pois shampoo muito espesso possui sal que deixa o cabelo desidratado e seco.
Além disso, na escolha do condicionador, este deve ter pH entre 3,5 e 4 e ser rico em proteína e queratina para hidratar os cabelos, sendo que esta informação está geralmente no rótulo dos produtos e para informações mais específicas deve ser perguntar na cabeleireira antes de usar, principalmente se tem cabelo com tintas.