Quando eu era criança minha mãe me ensinava que se deve pentear o cabelo de baixo pra cima, e eu ficava tipo “oxe, e tem essa é?” rsrs
Depois que cresci aprendi que existe o jeito certo de lavar o cabelo, e fiquei de novo tipo “uai, não é só lavar não?” rsrs
E não! Não é só lavar! A verdade é que nosso cabelo precisa ser tratado com respeito e cuidado, em qualquer procedimento feito!
É muito importante saber a forma correta de lavar o cabelo, isso muda muito o resultado final dele! E vou compartilhar com você o que eu aprendi e me ajudou a salvar meu cabelinho! 🥰PS. nunca esqueça o pré shampoo. (vou falar sobre ele em outro post!)
1° passo: Shampoo
Molhe bem os seus fios e desligue o chuveiro, por favor! Hehe
Coloque uma pequena quantidade de shampoo na palma da sua mão e acrescente um pouquinho de água. Mexa com o dedo mesmo até dissolver o shampoo (pode usar um potinho também, pra misturar, se preferir) .
Aplique em toda a raiz do seu cabelo, e SÓ na raiz. Massageie com CALMA, PACIÊNCIA E DELICADEZA! Lembre-se: trate seu cabelo com respeito!
Certifique-se de que o shampoo entrou em contato com todo o seu couro cabelo. Sinta cada espacinho entre os fios e massageie. Não passe no comprimento do seu cabelo! Apenas no couro cabeludo, mesmo que seu cabelo seja oleoso!
Enxague bem!
Se você preferir pode fazer esse processo duas vezes. Como tenho a raiz oleosa costumo lavar com um shampoo NEUTRO primeiro e logo em seguida passar um shampoo HIDRATANTE. Dessa forma meu cabelo não fica oleoso, não resseca e recebe muito bem os tratamentos seguintes.
2° passo: Máscara
Depois de enxaguar bem o shampoo, retire o excesso de água com a toalha SEM ESFREGAR os fios! Apenas segurando o cabelo com a toalha, de forma que não gere nenhum atrito!
Depois que retirar o excesso de água aplique a máscara de tratamento mecha por mecha, delicadamente, desembaraçando os fios de forma que não os quebre.
Depois que aplicar a máscara em todo o cabelo, do meio do cabelo até às pontas, deixe agir o tempo indicado pelo produto na embalagem.
Quando terminar o tempo, enxague completamente! Não deixe sobrar produto no cabelo!
3° passo: Condicionador
Sim, seu cabelo precisa de condicionador, por mais oleoso e liso que seja!
Após retirar toda máscara do cabelo, use a toalha novamente da mesma forma para tirar o excesso de água dos fios.
Em seguida, com uma pequena quantidade de condicionador, aplique APENAS nas pontas do seu cabelo. Sim, só nas pontas! É suficiente!
Massageie suavemente, deixe agir por alguns minutos e enxague COMPLETAMENTE!
Não deixe um pouquinho de condicionador no seu cabelo, isso pode fazer mal ao fio!
4° passo: Finalização
Agora é só finalizar como de costume!
Caso você use fontes de calor, não se esqueça do protetor térmico! Ele salvará seu cabelinho e deixará ainda mais bonito!
Enfim, parecem dicas bobas e que todo mundo já sabe, mas eu, por exemplo, mesmo sabendo desse passo a passo, não seguia. Achava que o meu jeito tava certo e não tinha problema nenhum.
Mas quando eu decidi levar ao pé da letra esse passo a passo, meu cabelo ficou outro! Nem faço mais questão de usar secador, porque ele seca lindo naturalmente!
Espero que tenha gostado! 🥰❤️