Como identificar o formato do seu rosto?
O formato do rosto faz toda a diferença na escolha do corte de cabelo, de acessórios como os óculos e até da maquiagem. Para descobrir o seu formato de rosto, é necessário saber quais são os formatos existentes. Só depois você poderá usar algumas medições para identificar sua própria estrutura.
Vamos então aos formatos existentes:
Oval
Para identificarmos o rosto oval, temos alguns pontos importantes a serem observados:
- Testa arredondada e não muito larga;
- Têmporas não muito profundas;
- Linhas das maçãs e do queixo suaves e levemente arredondadas.
Redondo
Formato de rosto muito encontrado em pessoas de origem asiática e indígena. O rosto redondo possui poucos ângulos, um formato angelical, infantil.
A testa e o queixo são menores que nos rostos ovais e a linha do cabelo segue um formato arredondado.
Retangular
Formato no qual encontramos linhas retas e testa retangular. As maçãs do rosto não são salientes, marcadas e descem até a mandíbula, com pouca inclinação. A linha do cabelo, geralmente, segue um formato reto. É um formato de rosto mais alongado.
Quadrado
Com as mesmas características do rosto retangular, mas não é um formato tão longo quanto o rosto retangular. Linhas retas, testa retangular, maçãs do rosto não salientes, linhas marcadas que descem até a mandíbula, com pouca inclinação. A linha do cabelo, geralmente, segue um formato reto.
Hexagonal com base reta
Possui maçãs do rosto salientes, a linha que corre delas até a mandíbula é bem inclinada e a testa forma um trapézio.
Hexagonal com lateral reta
Muito semelhante ao rosto oval, que pode ser confundido com ele, mas ao invés de ter curvas suaves, ele tem bastantes ângulos e testa em forma de trapézio, com ângulos acentuados, maçã do rosto levemente pronunciada e têmporas mais profundas.
Triangular
A testa é menor e estreita, as maçãs do rosto não são pronunciadas e a parte inferior do rosto é semelhante à do rosto quadrado, onde a linha da maçã do rosto até a mandíbula inclina-se para fora.
Triangular invertido
Nesse a testa é larga e a mandíbula estreita, maçãs do rosto e têmporas não são pronunciadas. O rosto é formado por uma linha contínua e bem acentuada da maçã do rosto até o queixo.
Losangular
A maçã do rosto é pronunciada, testa mais estreita, formando uma ponta ou uma curva pronunciada. Da maçã do rosto até o queixo, encontramos uma inclinação, como no rosto triangular.
Há formatos de rostos de pessoas que cabem perfeitamente em uma dessas formas geométricas e outras que tem um formato um pouco mais complexo, com variedade de formatos.
Tendo em vista que já conhecemos os formatos de rosto existentes, vamos falar agora dos cortes de cabelos para alguns desses tipos de rosto, os tipos básicos:
Rosto oval
Aceita diversos tipos de cortes, que podem variar desde os curtos, até os longos. A franja também é opcional para este tipo de formato de rosto. Para dar um toque a mais, evite linhas retas para os fios. Um corte mais desfiado ou desconectado pode render um charme extra ao visual.
Rosto redondo
É importante não abusar no volume dos fios, em sua extensão. Deixe a parte de cima mais carregada e as laterais desfiadas, dando mais leveza. As franjas e o comprimento um pouco abaixo do ombro são recomendadas e podem ser tanto assimétricos quanto retos. Rabo de cavalo tradicional pode não ficar tão bom para esse formato de rosto.
Rosto quadrado
Os cortes de comprimentos variados são indicados para este formato de rosto. Caso queira um visual mais curto, o corte chanel é uma boa pedida. Cortes mais longos também são uma boa indicação. A franja reta deve ser evitada, mas se for em camadas, mais longa, pode cair bem.
Rosto triangular
Os cabelos desconectados são uma ótima indicação para esse tipo de rosto. Seja o corte longo, médio ou curto, os fios assimétricos rendem charme equilibram o formato da face, especialmente se o seu cabelo for cacheado ou crespo. Evite o comprimento dos fios muito retos. As franjas podem ser curtas e retas ou longas e desfiadas.
Cabelos com linhas verticais e retas
Transmitem estrutura.
Cabelos com linhas retas horizontais
Transmitem estabilidade. No entanto, uma franja reta e um cabelo com linhas verticais e base na horizontal, por exemplo, cria uma espécie de barreira e mostra que a pessoa é convencional.
Cabelos com linhas inclinadas
Transmitem dinamismo. Os cabelos com linhas inclinadas, desfiados ou repicados que se voltam para dentro representam introversão e dinamismo, já as linhas inclinadas voltadas para fora mostram que a pessoa é dinâmica e extrovertida.
Cabelos com linhas curvas
Os cabelos estilo “Gisele Bünchen” transmitem amplitude, sensualidade, lirismo e romantismo.
Cabelos com linhas mais fechadas (cachos)
Transmitem uma imagem emocionalmente agitada.