Método U.C.P.E
Mas, você sabia que dá para tirar o óleo sem fazer o uso do shampoo? É que, se usado em excesso, ele pode retirar todos os nutrientes do óleo vegetal. Além disso, trocá-lo pelo condicionador é uma boa forma de garantir limpeza suave e muita maciez. A troca aliás, pode ser incluída na técnica U.C.P.E. Mas, o que é isso? É a sigla que corresponde aos processos de umectação, condicionamento, pausa e enxague.
U- umectar
Aplique o óleo nos fios e deixe agir por 30 minutos à duas horas, dependendo do grau de ressecamento dos fios.
C- condicionar
Esse passo é o grande segredo desse método. Antes de lavar, aplique condicionador nos fios, enluvando-os bem.
P- pausar
Aqui, você precisa deixar o condicionador agir, por isso, a pausa. O tempo de ação é de 20 a 30 minutos.
E-enxaguar
Por fim, enxágue bem os fios, mecha a mecha. Lembre-se que você usou o condicionador para retirar o óleo, por isso, certifique-se de que todo o produto saiu, ok?
De quanto em quanto tempo umectar?
É importante ressaltar que, a umectação é uma técnica que deve ser colocada na sua rotina de cuidados. Se fizer apenas uma vez, é provável que você não sinta a diferença em longo prazo. Logo, o indicado é que você a realize num período de 10 em 10 dias.
Agora, se você for cacheada ou crespa, a recomendação é que faça uma vez na semana. Isso porque esses tipo de cabelo tende a ressecar mais rápido, ou seja, precisa de uma dose extra de nutrição.
Como incluir a umectação no seu cronograma capilar?
O cronograma capilar é um dos tratamentos mais buscados quando o assunto é saúde capilar. Afinal, trata-se de um conjunto de etapas que busca nutrir e cuidar dos cabelos ressecados e danificados. Essas fases são: hidratação, nutrição e reconstrução.Mas, onde a umectação entra? Na parte da nutrição, já que a técnica usa óleos vegetais capazes de devolver os nutrientes perdidos. Ou seja, pode incluí-la sem medo!
Quais são os melhores óleos para fazer a umectação capilar?
As opção são as mais variadas, mas cada uma tem uma função diferente. Por isso, escolha aquela que melhor se adequa às necessidades do seu cabelo.
Mas vou deixar uns nomes de óleos e falar um pouco de cada um.
Umectação com óleo de rícino = O óleo de rícino vem da extração da mamona e é rico em vitamina E, sais minerais e ácidos graxos, além de possuir propriedades que hidratam e restauram os fios. O ingrediente é também um ótimo auxiliar no combate a caspa e a oleosidade dos fios.
óleo de Rícino 👇🏽
Umectação com óleo de coco= Indicado para quem quer recuperar fios ressecados e danificados, o óleo de coco é um dos ingredientes queridinhos no nécessaire de cuidados capilares. Sua principal finalidade é reter a umidade natural dos fios, trazendo mais brilho e maciez, podendo ser usado por todos os tipos de cabelo.
Óleo de coco👇🏽
**Umectação com óleo de argan= ** óleo de argan, o famoso ouro do Marrocos, é um dos grandes aliados da umectação. Ele traz em sua composição vitaminas A e D, que fortalecem os fios e combatem a queda. Além disso, o óleo possui ação antioxidante, ou seja, reduz os danos causados pela poluição, vento, mudança de temperatura e uso de aparelhos quentes, mas não usam muito ele afina o cabelo.
Óleo de argan 👇🏽
Umectação com óleo de manga= Muito usado pelas cacheadas e crespas, o ingrediente é ótimo para repor a hidratação dos fios com curvatura acentuada. O óleo de manga possui vitaminas e sais minerais que hidratam e nutrem os fios, mantendo-os fortes, macios e com brilho.
Óleo de manga👇🏽
Umectação com óleo de abacate =fruta já virou um dos principais ingredientes das hidratações caseiras. E não é para menos. Ela é rica em vitaminas A, B, D e E, proteínas, aminoácidos e ácido fólico que, juntos, reparam os danos da fibra capilar, combatem o ressecamento e os fios quebradiços, nutrem e hidratam, ajudando no crescimento saudável do cabelo.
Óleo de abacate 👇🏽
**Umectação com óleo de azeite de oliva = ** O óleo de oliva traz lipídios, vitaminas A, D e E e aminoácidos que retêm a umidade dos fios, dá brilho, ajuda a combater o frizz, a caspa e as pontas duplas, reduz a queda, hidrata, e cuida também dos fios quimicamente tratados.
Azeite de oliva 👇🏽
Umectação com óleo de girassol = Não é atoa que, de uma flor linda, poderia vir esse óleo capaz de ajudar a recuperar os fios das agressões externas, além de hidratar, definir os cachos e fortalecer os nossos cabelos. Isso tudo graças às vitaminas C e E e minerais presentes no ingrediente. Ele também é bem levinho, ou seja, traz brilho e leveza sem pesar.
Óleo de girassol 👇🏽
E para finalizar os erros e acertos da nossa umectação, aproveitem e espero que vocês gostem.♥️