O que é umectação?
Umectação capilar é um método feito especialmente para aquelas que procuram uma forma eficaz de hidratar e fortalecer os fios. Pois todos os passos dessa técnica incluem óleos vegetais puros, ótimos para garantir a nutrição dos fios.A técnica pode ainda entrar no seu cronograma capilar, garantindo assim todos os nutrientes que a fibra precisa para se recuperar e se manter sempre saudável. Portanto, não importa se você é lisa, ondulada, cacheada, crespa ou está em transição capilar, a umectação é indicada para fios ressecados,opacos, com pontas duplas e frizz descontrolado.
Para que serve a umectação capilar?
A umectação capilar, por ser a base de óleos vegetais, repõe a oleosidade natural dos fios, mantendo-os hidratados e cheios de vida – não à toa, o nome do processo vem justamente da ideia de umedecer os fios.E não é só: uma vez saudáveis, brilhantes e livres do frizz, o cabelo cresce de forma mais rápida. Sem contar a massagem feita durante o processo: além de fazer com que os ativos penetrem no couro cabeludo, ela estimula a circulação sanguínea, favorecendo a oxigenação da região. E quando o assunto é"crescimento" temos uns pontinhos extras em kkkkkkk.
Benefícios de umectar os cabelos
O tratamento traz diversas vantagens para os nossos cabelos, muitas delas essenciais para a saúde dos fios. A mais importante é, com certeza, o combate ao ressecamento e a porosidade e o fortalecimento do fio.
Outras delas são:
1-Brilho.
2-Diminuição do frizz.
3-Controle e diminuição do atrito entre os fios.
4-Redução de quebra.
5-Reposição de nutrientes.
6-Aumento da maciez das mechas.
Tipos de cabelo que podem aderir a umectação
Tem quem diga que a técnica é ótima para cacheadas e crespas. É verdade, já que a curvatura acentuada desse tipo de fio dificulta a chegada da oleosidade natural até as pontas. Mas, não é só: as lisas, alisadas ou as que passaram por qualquer tipo de química e sofrem com o ressecamento excessivo podem, sim, se beneficiar da umectação.
Como fazer a umectação capilar (passo a passo)
É muito fácil! Você pode realizar a aplicação dos óleos vegetais antes do banho ou à noite antes de dormir. Mas vou deixar passo à passo para vocês.
Mas, Primeiro, escolha o óleo vegetal que mais combina com o tipo de problema que você quer combater – falta de brilho, ressecamento, pontas duplas, etc. A quantidade de produto varia muito com o comprimento dos cabelos, por isso,saiba dosar. O segredo é ir aplicando aos poucos para não pesar a mão.
1- Separe o cabelo em mechas médias e enluve cada uma delas com o óleo vegetal. Depois, massageie bem o couro cabeludo para ativar a circulação e, de quebra, dar uma relaxada.
2-Cubra os fios com um lenço, touca ou sacolinha de mercado kkkkk e deixe agir por aproximadamente 30 min.
3-Após o tempo de ação, escolha o shampoo que você mais gosta e use-o para tirar o óleo dos fios.
Umectação nortuna
Agora, se você pertence ao grupo do corre-corre sem fim,e é das minhas que gosta de deixar agir por mais tempo o óleo, a umectação noturna é melhor para você. Isso porque, dessa forma, o produto age enquanto você dorme. Logo, só é necessário realizar a aplicação antes de deitar.
1- Separe o cabelo em mechas médias e inicie o enluvamento de cada uma delas com o óleo vegetal. Lembre-se de realizar a massagem, tanto dos fios quanto do couro cabeludo.
2- Agora, com uma toalha, tire o excesso do óleo – basta pressioná-la bem de leve. Nada de fazer movimentos de vaivém, ou torcer o cabelo na toalha, ok?
3- Em seguida, coloque uma touca de banho, de cetim ou uma camiseta de algodão,para que o produto possa agir durante a noite sem manchar a sua fronha.
4- Ao acordar, faça a lavagem normal – e procure lavar o cabelo com água morna ou fria.
Saiba como lavar o cabelo após umectação capilar
Após o tempo de ação da umectação, seja ela noturna ou diurna, o óleo vegetal precisa ser retirado – não, deixá-lo no cabelo não vai fazer com que ele fique mais hidratado, pelo contrário, irá deixá-lo com aspecto pesado e oleoso.
Para começar, é preciso higienizar os fios com um shampoo. Use aquele que você está acostumada, ou seja, o específico para o seu tipo de cabelo. Se quiser, dilua um pouco do produto em um pote com água e, em seguida, aplique massageando bem todo o couro cabeludo. Nada de usar as unhas, ok? Elas podem machucar a pele e até ativar as glândulas sebáceas, aumentando a produção de óleo.Depois disso, vem a grande questão: condicionador ou máscara de hidratação? A dica é que você use apenas um pouco de condicionador, para não deixar os fios secos após limpeza. Além disso, o produto ajuda a selar as cutículas da fibra capilar, mantendo todos os nutrientes do óleo lá dentro.
É isso garotas, eu vou fazer outro posto para que vocês possam ficar por dentro, não vou colocar nesse se não vai ficar muito grande. No outro eu vou trazer os erros e acertos da umectação, espero que gostem dos dois ♥️